A nova aposta da Seat no caminho da eletrificação passa pelo concept car el-Born. Este modelo assenta na plataforma MEB da Volkswagen, integra um motor completamente elétrico e promete os sistemas de condução autónoma mais evoluídos e tecnologia de conectividade para uma experiência mais sofisticada. A bateria de alta densidade com 62 kWh pode ser carregada em 47 minutos, renovando a autonomia para até 420 quilómetros no ciclo de medições oficial WLTP.
O el-Born tem o nome de um dos bairros mais icónicos de Barcelona e vai ser produzido na fábrica de Zwickau, na Alemanha. Este veículo tem uma potência de 204CV e é capaz de ir os 0 aos 100 km/h em 7,5 segundos.
O comunicado de imprensa destaca o design, explicando que as entradas de ventilação estão colocadas numa posição mais baixa, na secção da frente, garantindo o fluxo de ar para a bateria e desviando o vento da superfície frontal do veículo. Também a posição do pilar A foi adiantada, criando linhas mais fluídas e permitindo mais espaço no habitáculo. O desenho de turbina cria um fluxo positivo de ar que melhora a aerodinâmica e arrefece os travões para manter a dinâmica. No interior, o cockpit digital e o ecrã de 10” no centro do tablier ganham relevância e há um espaço maior para os passageiros. Entre os bancos dianteiros, por exemplo, é possível arrumar uma mala e isso é apontado como um bom exemplo da capacidade de aumentar a volumetria.
No que à condução autónoma diz respeito, o el-Born tem um sistema de nível 2, assegurando autonomia parcial e que pode controlar direção, aceleração e travagem, além do sistema Park Assist e outras funcionalidades inteligentes.
O Seat el-Born deve chegar ao mercado em 2020.