exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

ESA e IPN atribuem 25 mil euros a empresas que queiram usar tecnologia espacial

Mohaimen Wareth / EyeEm

«O Small ARTES Applications vai apoiar cinco empresas que utilizem ativos espaciais para criar novos produtos e serviços em mercados terrestres como transportes, energia, saúde, agricultura, ambiente ou segurança», informa o IPN

  • 333

O Instituto Pedro Nunes (IPN) anunciou o lançamento do período de candidaturas para o programa da Agência Espacial Europeia (ESA) que pretende potenciar o uso de tecnologia espacial em diferentes atividades e serviços de empresas nacionais. O programa dá pelo nome de Small ARTES Applications 2019 e o período de candidaturas termina a 7 de junho de 2019.

O programa, que é coordenado em Portugal pelo IPN, prevê atribuir 25 mil euros a um máximo de cinco empresas. Além do apoio técnico do IPN no que toca ao desenvolvimento de novos projetos e serviços, as empresas selecionadas poderão ingressar no ESA Business Applications (outro dos programas da ESA que fomenta o uso de tecnologias espaciais em Terra).

«O Small ARTES Applications vai apoiar cinco empresas que utilizem ativos espaciais, como é o caso de comunicações ou navegação por satélite, dados de observação da Terra e tecnologias usadas em voos espaciais tripulados, para criar novos produtos e serviços em mercados terrestres como transportes, energia, saúde, agricultura, ambiente ou segurança», informa o IPN em comunicado.

  • 333