exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Vendas de smartphone na China em mínimos de seis anos

NICOLAS ASFOURI

O segmento dos smartphones está a abrandar e a tendência é visível em todos os mercados. Na China, o maior mercado, a tendência também se regista e afeta todos os fabricantes.

  • 333

Exame Informática

Quando a China sofre um abalo, todos os fabricantes de smartphones se ressentem, mesmo os gigantes Samsung e Apple. Os dados de fevereiro de um grupo conotado com o governo chinês mostram que foram vendidas 14,5 milhões de unidades de smartphones, o valor mais baixo desde os últimos seis anos. Em fevereiro de 2013 foram colocadas 20,7 milhões de unidades no mercado. Este mês é tipicamente fraco na China, uma vez que a população abranda as compras e celebra a passagem do novo ano lunar. A guerra económica com os EUA também não terá ajudado às vendas.

A Apple terá usado este abrandamento como explicação para um fraco desempenho financeiro aos investidores.

Os dados da IDC mostram que também as fabricantes locais Vivo e Oppo estão com dificuldades para melhorar as suas vendas na China. O gigante Xiaomi também apresenta quebras nos números. A consultora aponta que o surgimento do 5G pode servir como catalisador e dinamizar este segmento.

  • 333