Juri condena Apple a pagar 31 milhões de dólares à Qualcomm por causa do iPhone
O montante total da indemnização é passível de recurso, mas a Apple foi condenada por ter violado três patentes da Qualcomm com os iPhone.
O processo estava em apreciação pelas autoridades desde 2017, altura em que a Qualcomm acusou oficialmente a Apple de estar a infringir algumas das suas patentes no iPhone. Agora, passado um julgamento de duas semanas, um juri determinou que a Apple terá mesmo violado a propriedade intelectual da Qualcomm no desenvolvimento de alguns modelos de iPhone e condenou a empresa de Cupertino a pagar 31 milhões de dólares.
As patentes em causa estão relacionadas com a forma rápida como o telefone se conecta à Internet depois de ser ligado, com a eficiência de bateria e processamento gráfico e ainda com uma solução de gestão de tráfego que permite que as apps sejam descarregadas mais rapidamente.
A Apple defende que um engenheiro chamado Arjuna Siva teve contribuições decisivas para a criação da solução de arranque e que o crédito lhe devia ser atribuído. Siva trabalha agora para a Google e recusou prestar testemunho, pelo que o juri não considerou este argumento da Apple.
Por outro lado, a empresa de Tim Cook defende ainda que este processo é uma retaliação da Qualcomm por ter deixado de ser a fornecedora exclusiva de processadores para o iPhone, posição que detinha desde 2011 e que agora partilha com a Intel, que começou a fornecer a Apple em 2016.
Este é apenas um capítulo de uma longa batalha legal que envolve as duas empresas em vários países e com diferentes alegações de parte a parte, lembra a Cnet.
O montante de 31 milhões de dólares definido pelo juri corresponde ao que a Qualcomm pedia, mas ainda é passível de recurso por parte da Apple.
Relacionados
-
Google representa atualmente 70 mil empregos em Portugal
Andrés Leonardo Martinez Ortiz, diretor das relações com as comunidades de programadores Android, conta em entrevista exclusiva à Exame Informática, entre outras coisas, que a Google tem planos de investir na formação de 3000 programadores portugueses em sistemas Android
-
Huawei confirma que tem sistema operativo próprio, caso não possa usar Android
A Huawei confirmou publicamente pela primeira vez que está a desenvolver um sistema operativo desde 2012. Esta será a solução, caso se veja impedida de usar o Android, em consequência da guerra económica EUA-China.
-
Facebook e Instagram em baixo? Utilizadores viram-se para o Pornhub
Durante as horas em que os servidores do Facebook estiveram em baixo, o Pornhub registou um número de visitas acima do normal. O site de pornografia revela ainda que aumentaram as pesquisas por termos como “Instagram” e “Facebook” durante o apagão.
-
Facebook anuncia a saída de dois importantes membros da administração
Mark Zuckerberg, sem dar detalhes sobre as motivações da saída de ambos, anunciou no seu blog que a administração da Facebook está numa fase de mudança estratégica
-
DS 3 Crossback E-Tense aposta na velocidade de carregamento e na tecnologia a bordo
O primeiro elétrico da DS 3 é um SUV compacto, mas luxuoso. A tecnologia permite condução sem-autónoma de nível 2 e ganhos de eficiência energética.
Em destaque na Homepage
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Co-fundador do WhatsApp encoraja utilizadores a apagar perfis do Facebook
18.03.2019 às 20h01
-
-
Gacha, o autocarro autónomo que aguenta todas as condições meterológicas
18.03.2019 às 8h53
-
-
-
Comentários