A primeira versão avançada pela Bloomberg dava conta que o YouTube estava a preparar-se para não competir com a Netflix ou com a Amazon Prime Video na produção de conteúdos originais. Um responsável da empresa já refutou estas alegações e lembrou que o serviço conta com muitas séries ainda em desenvolvimento. A verdade é que duas das maiores séries que estavam a ser preparadas, Origin e Overthinking acabaram de ser canceladas, noticia o The Verge.
Numa fase inicial, a Google planeava ter um serviço de streaming onde teria conteúdos originais exclusivos para subscritores pagantes. No entanto, no ano passado, surgiram indícios de uma mudança de estratégia e que o YouTube iria mostrar os vídeos a todos, focando-se nos patrocínios e anúncios publicitários.
O YouTube Premium vai continuar a estar disponível, mas mais virado para música e não para conteúdos premium originais. Em paralelo, a empresa planeia continuar a fomentar o aparecimento de novos artistas musicais e trabalhar com os criadores de vídeos do YouTube, em vez de estabelecer parcerias com Hollywood e estrelas com créditos já firmados.
Veja aqui o que a Apple anunciou ontem e que pode ter precipitado a decisão do YouTube.