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Fiat Chrysler paga milhões à Tesla para evitar multa sobre regulação europeia de emissões

O 120º aniversário da marca italiana fica foi celebrado com o lançamento do protótipo Fiat Concept Centoventi. O conjunto de baterias modulares permite ao condutor aumentar a autonomia de 100 para 500 km simplesmente adquirindo baterias adicionais

Robert Hradil

À luz da regulamentação europeia sobre emissões poluentes, a Fiat teria de pagar multas por não conseguir cumprir o pretendido. Agora, sabe-se que a empresa vai pagar milhões à Tesla para conseguir estar abaixo dos valores e evitar as multas.

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Exame Informática

A Fiat Chrysler tem sido lenta na entrada no segmento elétrico e híbrido e pode vir a enfrentar as consequêncais sob a forma de multas na União Europeia. A pressão em direção à eletrificação é grande e a UE tem regras mais apertadas sobre as emissões de gases poluentes já a partir de 2020. A FCA vai aliar-se à Tesla para construir uma pool e dessa forma evitar as multas. O Financial Times dá conta de um negócio avaliado em milhões de euros, embora o montante exato não tenha sido revelado. Com esta aliança, a Fiat consegue manter-se dentro do limite das emissões de 95g por quilómetro e baixando o seu resultado atual (123g por quilómetro).

Esta não é a primeira vez que a Tesla faz acordos deste género: em 2018, vendeu créditos de zero emissões avaliados em mais de 100 milhões de dólares e quase 300 milhões de dólares no ano anterior. Com este acordo com a Fiat, a empresa de Musk pode receber a almofada financeira de que precisa, depois de as vendas terem caído no início de 2019 e enquanto tenta preparar-se para os modelos do futuro.

Era esperado que as marcas fizessem pools com as suas submarcas: por exemplo, a VW poderá usar este método para melhorar o aspeto das emissões da Porsche e da Lamborghini, que serão mais poluentes do que os elétricos da VW. O acordo da Tesla com a Fiat é, no entanto, um dos primeiros a acontecer entre duas empresas diferentes.

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