exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Facebook melhora memoriais para utilizadores falecidos

A funcionalidade de preservar a página de um utilizador já falecido, em jeito de homenagem, já existe desde 2015. O Facebook anunciou agora várias melhorias e atualizações.

  • 333

Exame Informática

A alteração mais significativa dos memoriais de contas de utilizadores falecidos é o separador de Tributos, onde qualquer amigo ou familiar pode partilhar histórias e memórias do seu ente querido. Os utilizadores que tenham a seu cargo a manutenção da página de memorial vão poder moderar esses conteúdos, limitando o seu alcance, apagando posts se necessário e editando tags. Os contactos designados por alterar as fotos de capa e de perfil da página, anexar posts para aparecerem no topo da página e responder a pedidos de amizade.

O Engadget salienta algumas limitações, como a impossibilidade de se ler mensagens privadas, remover amigos ou fazer novos pedidos de amizade. Os pais de crianças que tenham falecido passam a ser os responsáveis pelo perfil e quem tenha menos de 18 anos não pode designar um contacto responsável.

O Facebook revela estar a trabalhar para evitar que os perfis “memorializados” apareçam em locais onde possam causar algum desconforto, como em lembretes de aniversário ou em convites para que o utilizador falecido compareça a eventos.

  • 333