exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

APF lança concurso para criação do design de plataforma que promove a igualdade de género e liberdade sexual

Bandeira da igualdade

Katrin Sauerwein / EyeEm - Getty Images

O concurso será lançado para os alunos das universidades de Belas Artes de Lisboa e do Porto, Faculdade de Arquitetura Lisboa e ESAD Matosinhos e o projeto vencedor participará no desenvolvimento do website, app e redes sociais do projeto

  • 333

Francisco Garcia

A Associação para o Planeamento da Família (APF), em parceria com a Fundação Vodafone e com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), vai dar início a um conjunto de ações, que têm como objetivo a criação de uma plataforma dirigida a crianças do primeiro e segundo ciclo, pais, educadores e professores. Será chamada “livre.com” e pretende fomentar a literacia em áreas como a igualdade de género e a liberdade de orientação sexual – a abertura do projeto acontecerá esta semana com um concurso de criatividade lançado aos alunos de design de quatro universidades (2 de Lisboa, 1 do Porto e 1 de Matosinhos) e a proposta vencedora será utilizada para a criação do website, app e redes sociais do projeto.

Rita Andrade Barros, diretora executiva da APF, afirma num comunicado de imprensa que esta nova plataforma «é um instrumento fundamental para assegurar que as crianças e jovens, mas também professores/as, famílias e cuidadores/as possam ter acesso a informação adequada sobre orientação sexual e expressões de género, enquadrando estes conceitos na normalidade da diversidade humana. Assim, esta plataforma é um meio para promover uma sociedade mais igual e livre de discriminação e violência».

Esta iniciativa levará também um Teatro Itinerante a várias escolas do Ensino Básico a nível nacional para apresentar uma peça pedagógica para ajudar as crianças a desconstruir preconceitos sobre orientação sexual.

Na opinião de Luísa Pestana, Presidente da Comissão Executiva da Fundação Vodafone, «este programa visa envolver crianças e jovens, de uma forma sustentada, agregadora e envolvente, nas temáticas da educação para a Diversidade e Inclusão. Está alinhado com a missão da Fundação Vodafone, assim como com o Propósito da Vodafone Portugal».

  • 333