exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Estudo Tutela: Vodafone é a rede móvel mais rápida em Portugal

Pessoa passa em frente de uma loja oficial da Vodafone

NurPhoto - Getty Images

Segundo o estudo da Tutela, a Vodafone lidera a nível da qualidade da rede 4G em downloads, tendo uma média de 17,9 Mbps. De seguida, é a Nos quem apresenta melhores resultados, com uma média de 13,6 Mbps, enquanto que a Meo apresenta uma velocidade de 13 Mbps

  • 333

Francisco Garcia

A Tutela, uma empresa de crowdsourcing que testa redes móveis, divulgou um relatório baseado em 4,96 mil milhões de medições de qualidade de rede, que revelaram que a Vodafone é líder em downloads, velocidade, desempenho e estabilidade através de utilização de dados móveis em Portugal. O relatório indica ainda que, para além da Vodafone, a Meo e a Nos tiveram também uma melhoria significativa na velocidade de uploads.

Segundo o relatório, a Vodafone lidera a nível da qualidade da rede 4G em downloads, tendo uma média de 17,9 Mbps. De seguida, é a Nos quem apresenta melhores resultados, com uma média de 13,6 Mbps, enquanto que a Meo apresenta uma velocidade de 13 Mbps em downloads.

Quanto a uploads, a Vodafone e a Nos registaram melhorias na velocidade, tendo uma média de 9,3 e 7,7 Mbps em rede 4G, enquanto que a Meo registou valores na casa dos 2,5 Mbps para a rede 3G e 6,7 Mbps para rede 4G.

Comparativamente à Nos e à Meo, a Vodafone demonstrou ter melhor estabilidade de rede ao apresentar uma média menor de jitter (atrasos nas transmissões) e de packet loss (perda e informação), no que concerne a rede 4G.

  • 333