exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Landing.Jobs: empregos em tecnologia podem alcançar salários anuais de 95 mil euros

Cargos de chefia na área da engenharia podem ter um rendimento anual de 95 mil euros

Luis Alvarez - Getty Images

Segundo os dados recolhidos pela plataforma Landing.Jobs, as funções mais comuns no mercado tecnológico português são full-stack developer (29,7%), back-end developer (13,8%) e product/project manager (8,8%)

  • 333

Francisco Garcia

A Landing.Jobs, uma plataforma de emprego na área da tecnologia, concluiu, após uma análise de mais de mil ofertas de emprego durante 2018, que os cargos em tecnologia podem alcançar salários brutos anuais que chegam aos 95 mil euros. Nomeadamente, em primeiro lugar, encontram-se os cargos de gestão ligados à engenharia, seguindo-se os cargos ligados à programação de iOS, que apresentam salários que atingem os 62 mil euros por ano, os programadores de sistemas Android e engenheiros ligados ao desenvolvimento e operações, cujos salários podem atingir os 60 mil euros.

«Em relação a dados recolhidos no ano anterior, verifica-se um aumento de cerca de 10% no salário médio. O maior crescimento registou-se nas posições ligadas à gestão e destaca-se ainda o aumento dos salários em posições de back-end, mobile e data science», afirmou Maria Tolentino, responsável da Landing.Jobs no mercado português, num comunicado.

Segundo os dados recolhidos pela plataforma, as funções mais comuns no mercado tecnológico português são full-stack developer (29,7%), back-end developer (13,8%) e product/project manager (8,8%). Avança ainda que os anos de experiência laboral são um fator importante para determinar aumentos salariais, dado que os trabalhadores com cinco anos de experiência tendem a ter uma remuneração maior.

«Consideramos fundamental que as empresas estejam informadas e acompanhem esta evolução do mercado para que, face à procura de profissionais deste setor, possam tornar-se ou manter-se competitivas no ecossistema. Os salários podem ser decisivos para atração e retenção de talento e é importante que as empresas tenham estas questões em consideração», acrescenta José Paiva, CEO da empresa.

De todas as ofertas de emprego analisadas pela plataforma, cerca de 850 eram provenientes da capital portuguesa. «Este dado mostra que Lisboa continua a ser o maior hub tecnológico do país e o local de referência para desenvolvimento em Portugal», sublinha Maria Tolentino. A Landing.Jobs, indica que os intervalos salariais para ofertas de emprego no Porto podem ser 5% a 10% inferiores.

Valor médio dos salários brutos em profissões na área da tecnologia - zona de Lisboa

Valor médio dos salários brutos em profissões na área da tecnologia - zona de Lisboa

Landing.Jobs

  • 333