exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

O maior avião de sempre já fez o primeiro voo de testes

A Stratolaunch tem o nome da empresa que o construiu, é o maior avião do mundo e acaba de realizar o primeiro voo de testes, com duração de cerca de duas horas. O avião vai ser usado para lançar foguetões para o espaço.

  • 333

Exame Informática

O Stratolaunch tem um tamanho verdadeiramente impressionante com uma envergadura de 117 metros e um peso assustador de 227 toneladas. A empresa que o construiu anunciou que realizou pela primeira vez um voo de testes durante o dia de ontem, sábado, e que o avião voou durante duas horas e meia até aterrar em segurança. O objetivo da Stratolaunch é usar este avião para lançar foguetões para o espaço a partir da estratosfera.

A empresa explica que o avião vai conseguir atingir altitudes de até 35 mil pés, a partir de onde irá ajudar os foguetões a irem para o espaço. A Northrop Grumman é a primeira cliente deste “serviço”, com intenção de o usar para lançar o rocket Pegasus XL.

O The Verge cita Jean Loyd, CEO da empresa, «é um momento emocionante para mim, pessoalmente, para ver esta ave majestosa a voar». Durante o voo de testes, o avião cruzou os céus a uma velocidade máxima de 175 milhas por hora e chegou a estar a 15 mil pés de altitude. Esta marca histórica é atingida três meses depois de a empresa ter despedido mais de 50 funcionários e ter cancelado os esforços para desenvolver os seus próprios foguetões. A Stratolaunch tinha previsto construir vários tipos de foguetões, incluindo um avião espacial, mas todos esses desenvolvimentos foram colocados em suspenso. Há rumores de que a morte de Paul Allen, co-fundador da Microsofot e criador da Stratolaunch, tenha contribuido para este cancelamento.

  • 333