exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Empresa americana apresenta desporto inteiramente criado por um sistema de inteligência artificial

Speedgate a ser praticado nos Estados Unidos

AKQA

É disputado por duas equipas de seis elementos cada, que são obrigados a estar sempre em movimento uma vez que a bola só pode estar parada por um máximo de três segundos

  • 333

Francisco Garcia

A AKQA, uma empresa americana que presta serviços digitais, revelou o primeiro desporto totalmente inventado por um sistema de inteligência artificial, o Speedgate. Este é um desporto misto coletivo jogado entre duas equipas com seis elementos, que competem num campo com três “portões”, um central e dois nas extremidades opostas. O logótipo foi também obra do mesmo sistema de inteligência artificial que criou o jogo.

Uma vez que a bola é chutada do portão central, para dar início ao jogo, os jogadores não podem passar por ele novamente e têm de marcar pontos num dos outros portões – podem ganhar um ponto extra, caso a bola faça ricochete para o portão – no Speedgate não se pode estar parado, dado que a bola só pode ter um período de repouso de três segundos.

A AKQA apresentou este desporto a um comité desportivo do estado de Oregon, nos Estados Unidos da América, que se mostrou interessado em organizar uma liga durante o verão deste ano. A empresa americana, embora saiba que as pessoas não vão aderir de imediato a esta prática desportiva por preferirem desportos tradicionais, pretende demonstrar que os sistemas de inteligência artificial podem ser úteis para desenvolver e aperfeiçoar algumas práticas do dia-à-dia, inclusive no desporto.

  • 333