exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Sistema prevê quem vai morrer na 8ª temporada da A Guerra dos Tronos

O sistema criado por investigadores revelou que os homens têm uma maior probabilidade de morrer do que as mulheres (22% vs 11%) e também que certas casas têm uma longevidade maior que outras

  • 333

Francisco Garcia

Uma equipa de investigadores da Universidade Técnica de Munique criou um sistema de “machine learning” capaz de adivinhar quem serão as próximas personagens de A Guerra dos Tronos a morrer na 8ª e última temporada da saga. O sistema determinou que a personagem com a menor probabilidade de morrer é Daenerys Targaryen (0,9%) e, para tristeza de muitos, a personagem com maior probabilidade de morrer é Bronn de Blackwater (93,5%).

Para fazer as previsões, os investigadores combinaram informação estatística sobre o tempo de vida das pessoas e informação biográfica das personagens, um pouco ao estilo do que se faz nas áreas da medicina e dos seguros de vida para fazer uma estimativa de quantos anos uma pessoa irá viver. Neste caso, aplicando o mesmo sistema ao universo de A Guerra dos Tronos, foram tidos em conta fatores como a casa a que as personagens pertencem, se são casadas e de quem são aliados.

O sistema indica que os homens têm uma maior probabilidade de morrer do que as mulheres (22% versus 11%) e também que certas casas têm uma longevidade maior que outras. Por exemplo, as personagens da casa Baratheon têm uma probabilidade 5% maior de morrer que as outras personagens – um Lannister, em comparação, tem 45% de chances de sobreviver.

Em suma, a equipa de investigadores determinou que as personagens com menor probabilidade de morrer são: Daenerys Targaryen (0,9%), Tyrion Lannister (2,5%), Varys (3,2%) e Samwell Tarly (3,3%). Quanto às personagens que têm uma maior probabilidade de morrer: Bronn (93,5%), Gregor Clegane (80,3%), Sansa Stark (73,3%) e Bran Stark (57,8%).

  • 333