exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Apple negoceia com fornecedores de sensores para carros autónomos

A empresa liderada por Tim Cook está a sentar-se à mesa com fabricantes de sensores lidar de próxima geração para equipar carros autónomos, enquanto também investe na sua própria unidade de lidar.

  • 333

Exame Informática

A Apple está a considerar entrar no segmento dos carros autónomos e a prova mais recente vem de três fontes anónimas ouvidas pela Reuters e que contam que a Apple já se reuniu com pelo menos quatro fabricantes de sensores de próxima geração. Entretanto, a empresa continua a desenvolver os seus próprios sensores lidar para equipar o carro autónomo que sairá do Project Titan.

A Apple está à procura de sensores mais pequenos, baratos e fáceis de produzir do que os modelos atuais. A fasquia foi colocada bem alto, com a empresa a declarar nessas reuniões que pretende um design revolucionário e um sensor que forneça uma visão tridmensional das estradas. Os sensores que a Apple emprega atualmente podem custar até cem mil dólares e assentam em partes mecânicas para os scanners, o que os torna demasiado volumosos e falíveis. Os componentes a usar no futuro podem ser feitos com técnicas de produção de semicondutores, o que trará os custos de produção para baixo e eventualmente com capacidade de “ver” várias centenas de metros na estrada.

A estratégia da Apple para o futuro contempla certamente os carros autónomos, como provam também as recentes contratações de executivos da Tesla e da Alphabet. Como é normal, a empresa não comentou estas negociações com os potenciais fornecedores.

  • 333