exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Guerra dos Tronos utilizou software português para produzir batalha entre mortos e vivos

Medios y Media - Getty Images

Os sons que podem ser ouvidos de milhares de mortos vivos a gritarem na batalha mais épica da história da televisão, durante o episódio 3 da oitava temporada de A Guerra dos Tronos, foram resultado deste software de som

  • 333

Francisco Garcia

E se o software de som utilizado para produzir os episódios de A Guerra dos Tronos, talvez a série televisiva mais popular atualmente, fosse português? É verdade, chama-se Sound Particles e foi criado por uma empresa que desenvolve software de audio de Leiria, que dá pelo mesmo nome.

Os sons que podem ser ouvidos de milhares de mortos-vivos a gritarem numa das mais épicas batalhas da história da televisão, durante o episódio 3 da oitava temporada de A Guerra dos Tronos, foram resultado deste software de som.

O software de audio utiliza técnicas sofisticadas de computação gráficas aplicadas ao som, que foram já utilizadas em algumas dos grandes títulos do cinema atual, nomeadamente, Wonder Woman (2017), Batman v Superman (2016), Aquaman (2018) e Carros 3 (2017).

«É sempre um prazer enorme ver o nosso trabalho a ser usado em produções de topo» diz Nuno Fonseca, CEO da empresa, «mas no caso do Game of Thrones ainda tem um sabor especial».

  • 333