exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Índia quer investigar Google por suspeita de prática de monopólio no mercado mobile

NurPhoto - Getty Images

A Google ficou sinalizada, quando no ano passado a CCI recebeu uma queixa semelhante aquela que a União Europeia recebeu, que levou a empresa a pagar uma multa de 4,34 mil milhões de euros às instituições europeias em fevereiro deste ano

  • 333

Francisco Garcia

Uma Comissão de Competição Indiana (CCI) começou a investigar a Google pela posição monopolista que a empresa americana tem vindo a assumir perante a concorrência local. De acordo com a Reuters, está em causa a política agressiva que a Google tem relativamente à implementação de sistemas operativos Android no mercado mobile indiano.

A Google ficou sinalizada, quando no ano passado a CCI recebeu uma queixa semelhante aquela que a União Europeia recebeu, que levou a empresa a pagar uma multa de 4,34 mil milhões de euros às instituições europeias, em fevereiro deste ano. Em meados de abril, de acordo com uma fonte da Reuters, a Comissão de Competição Indiana considerou ter motivos para avançar com uma investigação.

«A CCI tem motivações fortes para iniciar a investigação, dado o que aconteceu entre a Google e a União Europeia», disse a fonte da agência de comunicação, referindo que o processo de investigação estará completo dentro de um ano e que alguns membros da empresa serão chamados a responder perante a Comissão, dentro de alguns meses.

De acordo com um responsável da Google, a empresa quer colaborar com a CCI «para demonstrar como os sistemas Android criaram uma maior competição de mercado», sublinhando que a presença da empresa no mercado indiano, não tem como objetivo estabelecer um monopólio.

  • 333