exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Amazon troca pessoas por máquinas

Justin Sullivan - Getty Images

A empresa está a apostar nos Carton Wrap, que são capazes de montar entre 600 a 700 caixas por hora, sendo entre quatro a cinco vezes mais rápidas que uma pessoa a executar a mesma tarefa

  • 333

Francisco Garcia

Nos últimos anos a Amazon tem adicionado vários robôs à sua frota, especializados em encaixotar e preparar as encomendas dos utilizadores. À Reuters, dois ex-trabalhadores do serviço de venda de retalho online confirmaram que a Amazon está a ponderar instalar duas máquinas em várias dos seus pontos de operações, podendo complicar a situação laboral de um elevado número de trabalhadores.

Segundo as fontes da agência de comunicação, com cada máquina instalada, a empresa prevê recuperar em menos de dois anos cerca de 1 milhão de dólares (aproximadamente 890 mil euros). O plano encabeçado pela Amazon para substituir a mão de obra humana por máquinas não pode ainda ser executado e, caso se venha a verificar, só estará completo a longo prazo.

As novas máquinas, as Carton Wrap, criadas pela CMC Srl, uma empresa italiana, conseguem preparar entre 600 a 700 caixas por hora, sendo entre a quatro a cinco vezes mais rápidas que um humano, que execute o mesmo trabalho, confirmaram as mesmas fontes à Reuters.

«Temos planos para automatizar o maior número de processos possíveis, com o objetivo de melhorar a segurança, a velocidade de entregas e trabalhar com maior eficiência em todas as áreas da empresa (…). Esperamos que o dinheiro poupado com as mudanças seja investido para melhorar os serviços para os nossos clientes e criar mais postos de trabalho», disse uma representante da Amazon à Reuters.

  • 333