exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Microsoft e Sony anunciam parceria em streaming de jogos, desenvolvimento de chips e IA

As donas das duas rivais das consolas, Sony e Microsoft, anunciaram um acordo para colaboração no streaming de jogos e conteúdos. Além disso, as duas empresas vão trabalhar juntas no desenvolvimento de chips e na Inteligência Artificial.

  • 333

Exame Informática

A parceria anunciada entre Sony e Microsoft prevê que a dona da PlayStation use o serviço de cloud da dona da Xbox para fazer streaming de jogos e conteúdos. Apesar de ainda não terem sido revelados os contornos específicos do acordo, os mercados reagiram bem, com as ações de ambas as empresas a subirem.

Para a Sony, esta será uma forma de revitalizar o interesse dos jogadores, numa altura em que os rumores apontam para o surgimento de uma nova versão da PlayStation para 2020. Do lado da Microsoft, esta parceria será uma forma de aumentar o negócio da plataforma Azure na cloud e rivalizar com o Amazon Web Services. Recorde-se que a Amazon investiu forte no streaming de jogos com a aquisição do Twitch por mil milhões de dólares.

Por outro lado, este acordo entre Sony e Microsoft também prevê a colaboração de ambas as empresas no desenvolvimento de chips de sensores de imagem que usem a solução de Inteligência Artificial da Microsoft. Também sobre esta vertente do acordo não foram revelados pormenores, apenas a intenção de «proporcionar experiências de IA altamente intuitivas e user-friendly».

Atualmente, as câmaras inteligentes são usadas, por exemplo, para detetar itens defeituosos nas linhas de produção, com maior precisão do que conseguem fazer os inspetores humanos. A tecnologia da Microsoft para reconhecimento de imagens e de entendimento de linguagem rivaliza com as soluções mais conhecidas da Alphabet, mas é focada apenas no mercado empresarial. A Sony, por sua vez, tem um grande catálogo de produtos destinados ao consumo.

  • 333