exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Contactos de milhões de influencers do Instagram expostos

Redes sociais da família Facebook

NurPhoto - Getty Images

Uma base de dados contendo os dados de de contacto de milhões de influencers e celebridades do Instagram foi encontrada exposta nos Amazon Web Services, sem qualquer proteção.

  • 333

Exame Informática

Um investigador de segurança encontrou a base de dados e alertou o Tech Crunch no sentido de se alertar o seu proprietário para que proteja os registos. Os especialistas ligaram a base de dados a uma empresa de marketing para social media chamada Chtrbox que paga a influencers apra publicarem conteúdos sobre determinadas marcas. Cada registo deste ficheiro tinha informações como a biografia do influencer, fotografia, número de seguidores, cidade e país e ainda dados privados como o endereço de email e número de telefone. A base de dados também mostra um cálculo de quanto é que cada influencer vale, baseado no número de seguidores, engagement, alcance, gostos e partilhas que conseguem para se determinar quanto é que a empresa teria de pagar para publicar determinado conteúdo.

O Tech Crunch fez alguns contactos para confirmar a veracidade dos números de telefone, chegou à fala com algumas celebridades que explicaram não ter qualquer relação com a Chtrbox. A verdade é que em algumas horas, a base de dados foi retirada da Internet.

A recolha de dados já pode ser feita de forma automatizada no passado, mas o Instagram alterou a API para limitar o número de pedidos que as apps e programadores podem fazer na plataforma. Sobre esta exposição, o Facebook, que detem o Instagram, confirmou estar a investigar o assunto e que irá contactar a Chtrbox para perceber como é que estes dados foram recolhidos e como é que os dados se tornaram disponíveis publicamente.

  • 333