exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Vodafone Portugal não prevê suspender venda de telemóveis Huawei

HECTOR RETAMAL

«Cada operação do Grupo Vodafone tem os seus próprios planos e estratégia, com as decisões a serem tomadas a nível local», refere fonte oficial da operadora.

  • 333

A Vodafone Portugal confirmou hoje que o bloqueio que começou a ser aplicado aos telemóveis Huawei no Reino Unido não deverá estender-se ao mercado nacional. «Até ao momento não estão previstas quaisquer alterações à oferta», confirmou a Vodafone Portugal, quando questionada pela Exame Informática.

A Vodafone Portugal justifica esta tomada de posição com a autonomia que a operadora atribui a cada delegação: «Cada Operação do Grupo Vodafone tem os seus próprios planos e estratégia, com as decisões a serem tomadas a nível local», refere fonte oficial da operadora.

A reação da Vodafone Portugal surge poucos dias depois de se saber que a Vodafone do Reino Unido vai suspender a venda de telemóveis da Huawei que sejam compatíveis com a quinta geração de redes móveis (5G). A medida foi apresentada como temporária e deverá afetar as vendas do Mate 20X.

A suspensão da venda foi anunciada pela Vodafone britânica na sequência da proibição de compra de equipamentos da Huawei nos concursos estaduais e federais dos EUA. A decisão tomada pela presidência dos EUA também impede as empresas norte-americanas de fornecerem tecnologias para a Huawei. Google, Intel e Qualcomm figuram entre as empresas que já trataram de anunciar o corte de relações comerciais com a marca chinesa.

  • 333