exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Este portátil tem os seis vírus mais perigosos da Net. Custa um milhão de dólares

The Persistence of Chaos é o nome da obra de arte que envolve um portátil carregado com seis dos vírus mais perigosos do mundo. O computador está à venda por um milhão de dólares.

  • 333

Exame Informática

Guo O Dong é o artista que criou esta obra e explica que é perfeitamente seguro, desde que não se ligue o Wi-Fi ou uma pen USB. O artista pretende tornar materiais as ameaças abstratas a que estamos sujeitos no mundo digital. «Temos a fantasia de que as coisas que acontecem nos computadores não nos afetam, mas isso é um absurdo. Um vírus que afete as estruturas elétricas ou outras infraestruturas públicas podem causar danos diretos».

Assim, Guo O Dong carregou um portátil Samsung de 10,2 polegadas com os seis vírus que recentemente mais impacto financeiro causaram em todo o mundo. A obra conta com o ILOVEYOU, um bug de 2000 transmitido em anexos de email ou o WannaCry, que surgiu em 2017 e afetou computadores em hospitais e fábricas, entre outras quatro ameaças. O artista estima que os vírus colocados no computador foram responsáveis por um impacto avaliado em mais de 95 mil milhões de dólares em todo o mundo.

O projeto conta com uma transmissão ao vivo pela Internet que mostra o portátil, no Twitch. Há ainda um leilão online que já vai nos 1,2 milhões de dólares.

  • 333