exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Engenheiros chineses suspendem relações com IEEE

seksan Mongkhonkhamsao

A China Computer Federation (CCF) anunciou que vai suspender comunicações com a associação de engenheiros baseada nos EUA IEEE, naquela que pode ser considerada uma reação ao embargo dos EUA à Huawei.

  • 333

Exame Informática

A área de publicações do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) proibiu o staff da Huawei de participar em algumas fases da revisão de pares dos documentos de investigação. Em retaliação, a CCF (China Computer Federation) anunciou que iria suspender as parcerias com esta entidade. É uma repercussão da proibição económica decretada por Trump e que tem repercussão na comunidade científica.

O grupo chinês publicou uma mensagem no WeChat a criticar a ComSoc (Communications Society) da IEEE: «o IEEE já foi considerado outrora uma organização académica internacional aberta, uma comunidade de praticantes nos campos de tecnologias de informação, com membros em todo o mundo, incluindo na China», cita a Reuters.

A CCF apelou aos seus membros para pararem de colaborar e de contribuir para eventos da ComSoc e que parassem também de fazer as revisões de pares.

A IEEE não respondeu imediatamente a um pedido de comentários.

  • 333