exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

AMD partilha tecnologia gráfica das Radeon com a Samsung

A AMD anunciou um acordo de partilha da propriedade intelectual das gráficas Radeon com a Samsung. Os resultados da parceria só devem chegar ao mercado dentro de alguns anos.

  • 333

Exame Informática

A parceria entre a AMD e a Samsung é válida vários anos e prevê a utilização da propriedade intelectual envolvida nas Radeon nos smartphones e equipamentos ou aplicações mobile da fabricante coreana. A Forbes explica que é provável que a tecnologia da AMD poderá vir a ser usada nos processadores mobile Exynos. Depois de ter vendido a Imageon à Qualcomm em 2009, esta foi a forma encontrada pela AMD para regressar ao segmento mobile, sem ter de produzir os seus próprios chips mobile.

Agora, a fabricante de chips vai ter de trabalhar nas gráficas Radeon que foram criadas para processadores de 15 a 65 Watts e conseguir reduzir as necessidades para 5 W, enquanto mantêm um elevado desempenho.

Lisa Su, CEO da AMD, detalhou em comunicado que a «parceria estratégica vai estender o alcance das gráficas de elevada performance Radeon para o mercado mobile, expandindo significativamente a base de utilizadores Radeon e o ecossistema de desenvolvimento».

É possível que a AMD opte por licenciar mais da sua propriedade intelectual num futuro próximo.

  • 333