exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Estados Unidos querem reforçar leis antitrust

NurPhoto - Getty Images

À semelhança das instituições europeias, a Federal Trade Comission e o Departamento de Justiça Americano estão em vias de iniciar uma investigação às grandes empresas tecnológicas

  • 333

Francisco Garcia

O governo dos Estados Unidos está a preparar uma investigação que pretende apurar provas de abuso de poder de mercado, por parte de marcas como a Amazon, Apple, Facebook e Google. A informação foi confirmada por fontes à Reuters esta segunda-feira, que avançam que a investigação será conduzida Federal Trade Comission (FTC) e pelo Departamento de Justiça Americano.

Caso o processo avance, a FCT ficará incumbida de investigar a Amazon e a Facebook, enquanto que o Departamento de Justiça supervisionará a Google e a Apple. Tal como se está a verificar na Europa, com a queixa apresentada pela Spotify contra a Apple, as entidades reguladoras americanas podem vir a reforçar as leis antitrust, de forma a tornar mais fluída a liberdade de competição no mercado.

Esta segunda-feira as ações das empresas tecnológicas em causa tiveram uma ligeira descida, nomeadamente, a Apple (1%), Facebook (7,5%), Alphabet Inc, detentora da Google (6%), e a Amazon (4,6%).

De acordo com a Reuters, Donald Trump tem vindo a acusar algumas empresas tecnológicas de oprimir utilizadores conservadores, tendo sugerido que fosse feito um maior escrutínio destas empresas. No passado, o presidente americano deixou também pesadas críticas à Amazon, dizendo que a empresa de retalho online aproveita-se do serviço postal americano.

  • 333