exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Google alerta para riscos de segurança em banir a Huawei

FRED DUFOUR - Getty Images

A Google teme que uma proibição de negócios com a Huawei possa trazer problemas de cibersegurança acrescidos para os EUA.

  • 333

Exame Informática

EUA e China estão envolvidos numa batalha económica, com um aumento crescente de taxas. A administração Trump emitiu diretrizes no sentido de banir a Huawei e proibiu as empresas americanas de fazerem negócio com aquele fabricante chinês. O objetivo das sanções é afetar a Huawei no curto prazo, mas a Google acaba de alertar para o risco de segurança que pode ser um efeito reverso.

Segundo a gigante tecnológica, impedir os fabricantes chineses, não só a Huawei, de fazer negócios com parceiros americanos, pode forçá-los a desenvolver as suas próprias soluções e a ser autossuficientes. Ao forçar estas medidas, as empresas chinesas podem vir a tornar-se uma ameaça ao domínio das empresas americanas, no longo prazo, alertou a Google, segundo a Reuters.

A Google vocalizou o receio de não poder atualizar o Android nos telefones Huawei, o que forçaria a Huawei a criar a sua própria versão alternativa. Os lobistas da Google advogam que este sistema operativo móvel será mais frágil e mais suscetível de ser pirateado.

Nem a Google, nem os responsáveis políticos dos EUA comentaram esta notícia ainda.

  • 333