exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Google vai percorrer o país para atualizar mapas Street View

Robert Alexander - Getty Images

Para fazer a recolha de imagens durante os próximos dias, a empresa norte-americana vai utilizar as câmaras HD que estão incorporadas nos novos automóveis do Street View

  • 333

Francisco Garcia

A Google anunciou que vai começar a recolher em Portugal novas imagens para o Street View, a ferramenta do Google Maps que permite ao utilizador ver imagens reais dos percursos. Durante os próximos dias a gigante tecnológica vai andar a recolher imagens de 360º em Portugal continental e nos arquipélagos da Madeira e dos Açores, para renovar imagens preexistentes e para fotografar locais que ainda não foram registados.

A recolha de imagens será feita pelos novos veículos do Street View, cujas câmaras HD capturam imagens de alta qualidade que necessitam de menos correções. Por exemplo, esta tecnologia permite captar imagens em ambientes com pouca luminosidade, seja ao início ou no fim do dia.

Estão instaladas ainda duas câmaras debaixo do sistema fotográfico principal, que recorrem a um software de machine learning e rede neural, especializadas em captar imagens de placas com o nome de ruas, empresas e localidades.

Num comunicado de imprensa, a Google afirma que vai ter em conta vários locais de interesse como, por exemplo, lojas, negócios e pontos turísticos, procurando manter sempre a privacidade das pessoas e carros fotografados, através da aplicação de um desfoque.

  • 333