exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Domino’s vai ter robôs autónomos a entregar pizzas em Houston já este ano

A popular cadeia de fast food vai recorrer aos serviços da startup tecnológica Nuro para ter robôs autónomos a fazer as entregas de pizzas na área de Houston, nos EUA.

  • 333

Exame Informática

A escolha da Domino’s para veículos robotizados e autónomos para entrega de pizzas recaiu sobre a Nuro dada que estes são «especialmente desenhados para otimizar a experiência de entrega de comida, o que os torna um parceiro valioso na nossa jornada nos veículos autónomos», disse Kevin Vasconi, da Domino’s.

A Nuro já angariou 940 milhões de dólares em investimento para projetos deste género e já faz entregas de mercearias para a Kroger, também na área de Houston. Agora, o objetivo é entregar pizzas na mesma zona, até final do ano. A Domino’s entrega diariamente três milhões de pizzas em todo o mundo, pelo que o potencial de expansão deste tipo de entregas automatizadas é muito grande.

Esta forma de entrega vai estar disponível para os clientes que encomendem de determinadas lojas que participam e o utilizador terá de ativamente escolher este método. Depois, podem monitorizar o percurso do robô autónomo a percorrer o caminho até à entrega e abrir o compartimento através do seu PIN único, explica o ArsTechnica.

A Nuro construiu o R1 especialmente para entregas de comida ou de encomendas, de última milha. O veículo tem cerca de metade do tamanho de um convencional carros de passageiros e não tem qualquer espaço para condutor ou outro passageiro. Sendo mais pequeno e leve, o risco de colisão ou os danos em caso de choque são também inferiores.

A utilização de sistemas de geofencing, uma vez que as entregas serão completamente parametrizadas e restritas geograficamente, vai também permitir agilizar as entregas. Cada veículo da Nuro está atualmente a ter um operador humano dedicado a monitorizar as operações e que tem a capacidade de tomar o controlo a qualquer momento.

  • 333