exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

IBM desenvolveu software para detetar cancro mamário

AFP Contributor - Getty Images

O sistema contempla a informação de imagens de análise e agrega várias fontes de informação médica para fazer um diagnóstico mais preciso

  • 333

Francisco JM Garcia

Uma equipa de investigadores da IBM desenvolveram um software de Inteligência Artificial (IA) capaz de prever cancro mamário com uma percentagem de certeza que ronda os 87%. Este sistema combina a informação de mamografias com registos médicos para fazer um diagnóstico mais preciso.

O sistema de IA é treinado com uma técnica de associação de imagens a biomarcadores – tais como o historial reprodutivo e informação clínica –, que permitiu aos programadores criarem um algoritmo altamente eficaz na deteção de um cancro.

De acordo com a Engadget, neste processo a IBM recorre também a informação de biopsias, testes de laboratório, registos de cancros e outros diagnósticos, pela razão que por vezes a simples observação de imagens para realizar um diagnóstico não é suficiente para detetar com precisão um cancro. Este método pode servir como uma espécie de «segunda opinião» e segundo a empresa pode ser determinante para diagnosticar casos de cancro em países com menos mão de obra médica disponível.

Por outro lado, o centro de investigação do MIT nos Estados Unidos desenvolveu também um método semelhante que recorre à análise de imagens para prever problemas desta natureza. Já o sistema da IBM aparenta ser mais completo para servir propósitos médicos, na medida em que contempla um maior número de fatores.

  • 333