exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

EUA admitem banir equipamentos chineses das redes 5G

hakule - Getty Images

As autoridades americanas estão a perguntar aos fabricantes se conseguem desenvolver equipamento e software para as redes 5G fora das fábricas chinesas

  • 333

Exame Informática

A administração Trump está a ponderar aplicar uma interdição aos equipamentos de redes de quinta geração de telemóveis (5G) que tenham sido produzidos ou configurados em fábricas chinesas.

Esta medida faz parte de um período de análise de 150 dias que está a ser levado a cabo pelas autoridades americanas no que toca a questões de cibersegurança. Os fabricantes estão a responder às autoridades sobre se conseguem produzir eletrónica para torres celulares, routers, switches e software fora da China, noticia o Wall Street Journal.

Este ainda é um inquérito em fase preliminar e com abordagens informais. O período de análise só termina em outubro. Apesar de indiciadora dos intentos do governo americanos, entre os especialistas, há quem admita que poderão passar-se anos até que esta decisão comece a ter efeito.

O objetivo das autoridades é contornar os fabricantes e marcas chineses e não usar equipamento que acusam ser produzido com a inclusão de backdoors que facilitam a espionagem.

  • 333