exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

E se as baterias usadas de carros iluminarem jogos de futebol?

Uma empresa americana revela que a comunidade de futebol na Europa estava interessada na solução de ter baterias usadas de carros elétricos a servir para iluminar os estádios. Ainda não se conhecem os clubes, mas a Eaton revela que há «nomes significativos» entre os interessados.

  • 333

Exame Informática

A Eaton é uma empresa americana que se dedica a encontrar novas utilizações para as baterias usadas dos Nissan Leaf. A empresa já alimenta estádios na Noruega e na Holanda com este tipo de soluções e o vice-presidente Craig McDonnell explica que a comunidade do futebol na Europa já se mostrou interessada em ter estes aparelhos. No ano passado, a Eaton estreou um sistema de armazenamento de três megawatts hora no estádio do Ajax: a energia captada por painéis solares na cobertura é captada e acumulada nas baterias usadas dos carros e utilizada para iluminar o estádio em jogos e eventos noturnos. Pelo que a Eaton adianta, a mesma solução poderá vir a ser usada em vários outros estádios nos próximos tempos, noticia a BBC.

Os fabricantes automóveis, como a BMW, Toyota, Mercedes-Benz e Renault estão também a reutilizar as baterias usadas, cuja capacidade pode degradar-se ao longo do tempo, em cenários domésticos e industriais.

A Comissão Europeia conta com diferentes programas de incentivo para sistemas que reaproveitem as baterias usadas em projetos de smart grid.

  • 333