exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

HP reforça oferta para videojogos e impressão

Francisco JM Garcia

A Exame Informática foi assistir aos lançamentos de verão da HP esta quinta-feira, que estarão disponíveis a partir de julho nas lojas

  • 333

Francisco JM Garcia

A HP apresentou esta quinta-feira a nova gama de equipamentos para videojogos, impressão e consumo. A Exame Informática esteve presente no evento para conhecer ao detalhe os mais recentes monitores, desktops, portáteis, impressoras domésticas e de escritório, e soluções de segurança da marca tecnológica. Esta gama de produtos estará disponível para venda a partir do mês de julho.

Atualmente a marca fez uma forte aposta nos laptops, com evoluções ao nível do design como do processamento. Os quatro modelos em destaque foram os seguintes:

HP Envy 13, um portátil com processadores Intel Quad Core de 8ª geração, placas gráficas da Nvidia GeForce MX250, 14 horas de autonomia e inclui soluções de segurança reforçada, nomeadamente, leitura de impressões digitais. Este portátil tem um chassi com design metálico em prata. Será vendido em loja por um preço de 999 euros.

HP Envy x360 13, conhecido por ser o primeiro laptop convertível de 13” da marca. Tem um processador AMD Ryzen (tendo uma capacidade de processamento multi-thread), uma placa gráfica Radeon Vega e uma autonomia de 11 horas de bateria. Tem um preço de loja de 1099 euros.

O portátil HP Envy x360 15, que a marca recomenda para os utilizadores mais criativos que procurem uma experiência de toque e de utilização de caneta digital. Este produto vem equipado com processadores Intel e estará disponível em várias opções de memória e de armazenamento. A marca promete uma autonomia de 12 horas e 45 minutos para este modelo e vai integrar a tecnologia de Fast Charge da HP, que permite um carregamento ate 50% em apenas 45 minutos. O preço de referência é 1299 euros.

A marca apresentou ainda o portátil (talvez o mais inovador em termos estéticos) Spectre Folio, um laptop revestido a couro, convertível, com Windows 10 Home 64, processador Intel Core i7 de 8ª geração e 8 GB de memória RAM. O ecrã tátil FHD IPS de moldura fina tem 13,3” e possuiu retroiluminação WLED e Corning Gorilla Class 4 (1920 x 1080). À venda com preferência de 1699 euros.

Como não podia deixar de ser, para além de realçar as parcerias com equipas de eSports e anunciar eventos de videojogos, a HP deu um forte destaque aos produtos na área de gaming, tendo apresentado várias peças de hardware nas gamas HP Pavilion Gaming e Omen. Além dos computadores portáteis, a marca apresentou também monitores e vários acessórios:

O monitor HP Omen X 25 de 24,5” com uma moldura muito fina, uma taxa de atualização de 240 Hz e resposta de 1 milissegundo – pronto para dar resposta em videojogos com ação rápida. Este monitor recorre à tecnologia Nvidia G-Sync para sincronizar as taxas de atualização do monitor com a placa gráfica dos computadores que possuem tecnologia GeForce GTX. Com a altura de ângulo ajustável e uma tecnologia de ajuste de iluminação, este ecrã procura dar conforto e reduzir a probabilidade de fadiga ocular. Será vendido em loja por 699 euros.

O Z3700 Rose Gold, um rato com tecnologia LED azul capaz de se adaptar a diferentes tipos de superfícies, que dá uma sensação de maior mobilidade e navegação mais intuitiva ao utilizador. Preço de referência de 24,99 euros.

Foram também apresentados os Omen 15” e 17”, mais velozes na capacidade de resposta, mais compactos e com um processador mais poderoso. Possuem um processador Intel Core, um ecrã que cruza uma taxa de atualização de 144 Hz com o suporte G-Sync e uma resolução 1080p, colunas Band & Olufsen e um sistema de arrefecimento reforçado.

Ambos vão contar com placas gráficas da Nvidia GeForce RTX 2080 (Max-Q) e estar preparados para correr jogos em alto desempenho. O Omen 15” será vendido por 999 euros e o de 17” por 1399 euros.

A grande novidade neste segmento foi o portátil Omen X 2S, um portátil com dois ecrãs incorporados com uma reorganização do design típico de um laptop, que permite ao utilizador jogar com o ecrã principal e por exemplo ver um vídeo/controlar o seu stream no ecrã mais pequeno. Inclui processadores Intel Core da mais recente geração, uma taxa de atualização de ecrã de 144 Hz com suporte G-Sync, resolução de 1080p, colunas Band & Olufsen e um sistema de arrefecimento reforçado. De realçar que as placas gráficas serão Nvidia GeForce RTX 2080 (Max-Q), preparadas para gaming de alta performance.

Por fim, os portáteis HP Pavilion Gaming 15” e 17” feitos para combinar os fatores de mobilidade e desempenho. Têm chassis ultrafinos, tendo sofrido uma redução de 8% da espessura relativamente ao modelo anterior, CPUs Intel Core i5 e i7 de 9ª geração e placas gráficas Nvidia GeForce GTX 1660 Ti com design Max-Q6. O de 15” custará 899 euros e o de 17” chegará aos 1199 euros.

Por fim, apresentou a aplicação Omen Command Center que permite ao utilizador monitorizar em tempo real o desempenho e potência dinâmica para conseguir maximizar os frames por segundo, podendo ajustar o CPU e a placa gráfica.

A parte final da apresentação foi reservada para a impressão de conteúdos a nível pessoal (em ambiente caseiro) e profissional (por exemplo, em ambiente empresarial), uma área na qual a HP tem vindo a marcar posição e sido uma marca de confiança para a grande maioria dos utilizadores.

Houve um especial destaque para a conectividade smartphone/impressora e para o serviço Instant Ink, que oferece um leque de planos que varia entre o gratuito e o plano de impressão profissional – a ideia consiste, basicamente, em oferecer páginas e tinteiros aos utilizadores, consoante o plano que têm, quando compram uma impressora da HP.

Por exemplo, se optar pelo plano gratuito vai ter direito a 15 páginas grátis e não terá de pagar mensalidade, se adotar o plano de impressão ocasional, a HP dá-lhe 50 páginas por 2,99 euros mensais. O plano de impressão profissional dá-lhe acesso a 700 páginas por 19,99 euros mensais.

As impressoras apresentadas durante o evento foram as seguintes:

HP Sprocket 200, uma mini-impressora que combina a leveza e tamanho com a utilidade na impressão de fotos tiradas por um smartphone – sim, esta impressora cabe mesmo na palma da mão. Recorre a um sistema de realidade aumentada, tem ferramentas de impressão de vídeo e permite criar álbuns de fotos. Em loja custa 149,99 euros.

O modelo HP Sprocket Plus permite uma impressão fotográfica instantânea de fotografias com dimensões 5,8 cm por 8,6 cm a partir de um smartphone. Esta impressora fotográfica “de bolso” possui um design branco e, relativamente às impressões da HP Sprocket original, aumentou o tamanho de impressão na ordem dos 30%. Vendido por 159,99 euros em loja.

Foi também apresentado o HP Sprocket Studio, um modelo concebido para ser controlado através do smartphone via ligação Bluetooth. Há também uma aplicação oficial da HP (HP Smart) que permite ao utilizador transformar e imprimir imagens e ter um maior controlo sobre da impressora, por exemplo, do estado dos tinteiros. O preço de venda ronda os 149,99 euros.

Ainda a HP Tango X, que a marca se orgulha de apelidar de «primeira impressora inteligente doméstica», que pretende reforçar o conceito de uma impressão mais intuitiva e simples, facilitada pela ligação entre a impressora e o smartphone do utilizador. Vendido por 199,99 euros em loja.

Por fim, as séries HP Color Laser M150nw e M179fnw, ambos modelos concebidos para proporcionar, tanto em ambientes domésticos como em pequenas empresas, uma impressão mais eficiente.

No que concerne à impressão para segmento profisisonal foi apresentada o novo segmento HP OfficeJetPro da série 9000, desenhado tendo em conta as necessidades das pequenas e médias empresas. Disponibiliza ferramentas como: Smart Tasks, para rentabilizar o tempo; maior liberdade de controlo através da Smart app; poupança de tinteiros na ordem dos 70% com o serviço de entrega de tinteiros HP Instant Ink; maior segurança de ligações; reforço do fator de sustentabilidade ambiental; uma utilização melhorada. Este segmento terá preços que começam nos 199,99 euros.

  • 333