exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Jony Ive deixa Apple ao fim de quase 30 anos

Brian Ach

O homem responsável pelo desenho do iMac, do iPod, do iPhone e até da Apple Store está de saída de Cupertino. Jony Ive vai terminar a ligação à Apple como funcionário e fundar a sua própria agência criativa.

  • 333

Exame Informática

LoveFrom é o nome da agência que motiva a saída de Jony Ive da Apple. O nome incontornável termina uma ligação de quase 30 anos à empresa da “maçã” para criar a sua própria agência criativa, com a Apple a surgir como a sua primeira cliente. A agência vai ser formalmente lançada em 2020. Jony Ive é o homem responsável pela visão estética da Apple e assumiu um papel de maior relevância quando Steve Jobs morreu em 2011.

A Apple já fez saber que não vai nomear nenhum novo responsável máximo pelo design e opta por colocar Alan Dye, que lidera a equipa de interface de utilizador, e Evans Hankey, que coordena o design industrial, a reportar diretamente ao Chief Operating Officer, Jeff Williams, avança o Financial Times.

Ainda não há qualquer indicação sobre o que será o trabalho da LoveFrom, mas Ive deixou saber em entrevistas recentes que pretende continuar a trabalhar em tecnologia e no setor dos cuidados de saúde. A empresa vai contar com Marc Newson, que também está de saída da Apple. O par já trabalhou em 2013 num projeto de design de uma câmara Leica que foi leiloada, com as receitas a irem para fins de solidariedade.

Jony Ive mudou-se para a Califórnia em 1992 para entrar na Apple. Em 1997, tornou-se o vice-presidente senior para o design industrial, depois de Jobs regressar à empresa. O iMac G3 de 1998 foi o primeiro grande sucesso de Ive e, mais tarde, foi responsável pela supervisão da construção do Apple Park, a sede da Apple. «É frustrante falar do edifício em termos de números grandes e absurdos. (...) o grande feito é fazer um edifício onde tantas pessoas podem colaborar e andar e falar», disse Ive em 2017.

  • 333