exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Tesla lidera (novamente) vendas de elétricos em Portugal

Jung Getty - Getty Images

Os dados da Associação do Comércio Automóvel de Portugal indicam que a marca preferida dos portugueses para automóveis elétricos é a americana Tesla

  • 333

Francisco JM Garcia

E se em Portugal se tivessem comprado mais automóveis ligeiros a gasolina durante o primeiro semestre deste ano? Sim, é verdade. De acordo com a Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP), houve uma redução da compra de carros a gasóleo, tendo sido registada uma inversão das tendência de mercado que se verificavam desde o início dos anos 2000 – os dados desta instituição mostram que em 2013 os carros a gasóleo atingiram o seu pico de vendas de automóveis, detendo cerca de 72,3% do mercado automóvel da época.

A mesma associação avança que houve uma redução na ordem dos 3,7% do número de vendas nos primeiros seis meses do ano, tendo sido registadas 150.688 unidades vendidas. Simultaneamente, os dados comprovam que a marca de eleição para automóveis elétricos dos portugueses foi a Tesla.

Os dados apontam que até junho foram comprados um total de 128595 veículos ligeiros de passageiros, dos quais 65797 (equivalente a 51,2%) utilizam gasolina e 50667 (39,4%) com motores que se movem com gasóleo. Nos 9,4% restantes estão os veículos com outro tipo de motorização, incluindo elétricos e híbridos.

Hélder Pedro, atual secretário-geral da ACAP, contou ao Dinheiro Vivo que «a compra de mais carros a gasolina do que a gasóleo é um fenómeno europeu que se verifica na Europa desde 2016 e que Portugal está a acompanhar», sublinhando que «a diferença que tínhamos para o resto do continente é que a quota de mercado dos Diesel era bastante grande».

  • 333