exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Toyota e Denso juntam-se para desenvolver tecnologia para carros autónomos

Justin Sullivan - Getty Images

Em março do ano passado as duas marcas tinham-se juntado para criar um centro de testes para automóveis autónomos em Tóquio

  • 333

Francisco JM Garcia

A Toyota e a Denso, uma produtora de peças automóveis sediada no Japão, anunciaram o fecho de um acordo esta quarta-feira para trabalhar em conjunto no desenvolvimento de semicondutores de próxima geração para veículos autónomos. De acordo com a Reuters, as marcas declararam que a Denso vai deter 51% da nova companhia, ficando os restantes 49% na posse da Toyota. O projeto tem planos para arrancar em abril do próximo ano com um orçamento de 50 milhões de yen (cerca de 410 mil euros) e 500 empregados.

Nesta ação conjunta serão também desenvolvidos componentes como módulos energéticos para veículos elétricos e sensores de monitorização periférica para veículos autónomos. As duas marcas japonesas têm planos para atribuir um maior poder de computação aos automóveis, na medida em que é crucial torná-los mais aptos para compreender o ambiente à sua volta e interpretar informação para tomar decisões seguras para os tripulantes (por exemplo, travar ou desviar-se de obstáculos).

Segundo a agência de comunicação, a Toyota e a Denso acordaram, em junho do ano passado, que iriam reforçar a produção e desenvolvimento de componentes elétricas, de forma a acelerar o processo de inovação. Já em março do ano passado, as duas empresas tinham contado com a colaboração de um fornecedor do grupo Toyota, a Ainsi Seiki, para levar a cabo o desenvolvimento de um centro de testes de condução autónoma, chamado Instituto de Pesquisa da Toyota – Desenvolvimento Avançado (TRI-AD, na sigla inglesa), em Tóquio.

  • 333