exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Nova box da Vodafone permite fazer pesquisas de voz (e com segurança)

A marca recorre ao sistema de reconhecimento de voz da Google e garante que o microfone presente no comando estará sempre desligado, ficando apenas ativo quando o utilizador pressiona um botão para comandar a box com a voz

  • 333

Francisco JM Garcia

A Vodafone apresentou esta quarta-feira a Vbox, a nova box de televisão com resolução 4K, que traz um comando que funciona por Bluetooth, design mais compacto e é capaz de estabelecer ligação com uma rede Wi-Fi. Além de anunciar que a marca superou os 630 mil assinantes em Portugal na área de televisão, a grande novidade é a opção de controlo de voz da box, através da qual os utilizadores podem mudar o canal e pesquisar os seus programas favoritos. Os preços do novo serviço começam nos 36,90 euros com o pacote base.

A ferramenta de voz recorre a um sistema de reconhecimento de linguagem desenvolvido pela Google capaz de combinar diferentes parâmetros de pesquisa. Nomeadamente, quando um utilizador procura um filme basta pressionar um botão do comando e dizer o nome de um ator do filme, data de lançamento ou categoria e o motor de busca mostra sugestões.

A Vodafone garante, no entanto, que a privacidade dos utilizadores não será posta em risco, na medida em que o microfone incorporado no comando estará sempre desligado e só é ativado quando o botão de controlo de voz está a ser pressionado. A empresa explicou ainda que os dados serão processados através de um sistema na nuvem também fornecido pela Google.

O algoritmo de inteligência artificial incorporado no software da Vbox 4K sugere recomendações ao utilizador tendo em conta os seus gostos, permitindo uma experiência orientada para a visualização de conteúdos, por deixar retomar programas no momento exato em que foram interrompidos.

A box terá também uma secção para os mais novos chamada “Espaço Kids”, que organiza os conteúdos por canal e personagens e na qual é possível criarem-se avatares para as crianças. Este separador vai incluir um sistema de controlo parental configurável para dar aos pais uma melhor gestão do controlo do tempo de exposição em frente ao ecrã, que permite bloquear o televisor automaticamente e que impõe um pin de segurança para executar ações.

Nesta apresentação foi dado destaque também ao melhoramento das aplicações dos serviços da HBO Portugal, da Netflix, Youtube e Youtube Kids para a televisão da Vodafone. Foi também reforçado o lançamento da aplicação dos Serviços Públicos que permite a emissão de senhas eletrónicas do IEFP ou IMT e, por exemplo, renovação de cartão de cidadão.

  • 333