exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Apple prestes a comprar unidade de processadores para smartphones da Intel

Foto: Vinoth Ragunathan / Unsplash

Valor do negócio deverá rondar os mil milhões de dólares, o equivalente a 890 milhões de euros. Acordo pode ser anunciado já na próxima semana

  • 333

A Apple está em negociações avançadas com a Intel para comprar a divisão de processadores para dispositivos móveis da empresa. A marca responsável pelo iPhone estará disposta a dar perto de mil milhões de dólares para concretizar o negócio.

A notícia é avançada pelo The Wall Street Journal (WSJ) e até ao momento nenhuma das empresas comentou a informação. Segundo o jornal, o negócio ajudaria a Apple a encurtar caminho na criação de um processador integrado com suporte para as redes móveis de quinta geração (5G), enquanto a Intel ficava sem uma área de negócio que lhe dá prejuízos de mil milhões de dólares por ano.

As negociações entre as partes terão começado há um ano, na altura da saída de Brian Krzanich como diretor executivo da Intel, mas intensificaram-se após a nomeação de Bob Swan como novo CEO da empresa.

O negócio pode ser anunciado já na próxima semana e incluir a propriedade intelectual da Intel nesta área, bem como a equipa que está alocada à divisão neste momento.

A acontecer,o negócio retira a Intel do mundo dos processadores para smartphones, tablets e outros dispositivos móveis, mas o WSJ escreve que a tecnológica vai continuar a trabalhar em chips 5G para dispositivos conectados (Internet das Coisas).

Caso venha a confirmar-se, esta será a maior aquisição da Apple desde a compra da empresa de áudio Beats em agosto de 2014. A tecnológica responsável pelo iPhone tem uma política agressiva de aquisições – compra uma startup a cada duas, três semanas –, mas opta maioritariamente por negócios de baixo perfil.

  • 333