exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Deputados britânicos desconfiam da criptomoeda do Facebook

Foto: Neonbrand / Unsplash

O presidente do comité de Cultura, Média, Desporto e Digital da Câmara dos Comuns considera que o Facebook está quase a tentar transformar-se num país.

  • 333

Exame Informática

Damian Collins lidera um comité na Câmara dos Comuns e quer ouvir mais, do próprio Facebook, sobre a criação da moeda digital Libra. «A mim, [a Libra] faz-me crer que o Facebook está quase a tentar transformar-se no seu próprio país», disse Collins ao Financial News. Os políticos do Reino Unido, à semelhança do que aconteceu nos EUA, querem ter um melhor entendimento sobre a capacidade de o Facebok proteger os dados financeiros dos utilizadores.

David Marcus, responsável pela área de blockchain do Facebook, disse nos EUA que as pessoas não têm de confiar no Facebook para obter os benefícios da Libra. Collins, por outro lado, considera que «se trata de uma organização global que não tem fronteiras físicas, mas que tem uma comunidade global sob a monitorização de Mark Zuckerberg [o CEO]. (...) Se vamos ter um sistema de pagamentos criado pelo Facebook e que existe por trás da vedação do Facebook, aonde ninguém tem acesso ou pode questionar, então a nossa preocupação é que este sistema vai ser aberto a esquemas massivos de fraude».

O político já tem histórico de críticas ao Facebook, especialmente depois do caso Cambridge Analytica, pelo que é possível que as questões relativamente à Libra não se fiquem por aqui.

  • 333