exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Apple prepara-se para lançar três novos iPhones no outono

Foto: Vinoth Ragunathan / Unsplash

A empresa de Cupertino tem um evento de lançamento todos os anos por altura do outono. Este ano, os rumores apontam para três modelos do iPhone 11 equipados com o novo chip A13

  • 333

Exame Informática

A Apple prepara-se para lançar três novos iPhones no outono. Os modelos do iPhone 11 vão substituir os iPhones XS apresentados no ano passado. Para já, estão a ser tratados apenas pelos nomes de código: o modelo D42 substituirá o iPhone XS, o D43 sucede ao XS Max e a versão N104 substitui iPhone XR. Em termos de resolução e de tecnologia de ecrã não se esperam alterações face à gama XS, segundo fontes próximas da indústria.

A informação não foi oficialmente confirmada pela Apple, mas uma fonte da empresa garante ao 9to5Mac que vão mesmo ser lançados os três aparelhos e que um dos pontos de destaque vai ser o processador integrado (SoC) A13. A marca liderada por Tim Cook tem investido cada vez mais (e crescido) no segmento de arquitetura e engenharia de chips, com o A12 a ter aumentado o número de operações por segundo, relativamente ao antecessor, de 600 mil milhões para os 5 biliões. Outro exemplo são os SoC A12X do iPad Pro de 2018 que conseguiram desempenhos melhores do que os modelos incluídos nos MacBook Pro de 2016 e 2017.

Há rumores de que os próximos iPhones tragam o Taptic Engine, um novo modo háptico que potencialmente irá substituir o Apple 3D Touch. Não há confirmações de que este sistema seja real, nem do que irá concretamente fazer ou permitir.

A Bloomberg avançou a hipótese de as câmaras frontais dos novos iPhones terem modos de câmara lenta a 120 fps e que o modelo D42 teria também uma câmara com lente de grande angular.

  • 333