exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Huawei inicia testes para lançar telemóvel com Hongmeng ainda em 2019

SOPA Images

O dispositivo deverá ser comercializado no segmento de baixa gama, com um preço estimado de 2000 yuans (cerca de 254 euros ao câmbio atual)

  • 333

Desde 8 de maio que a Huawei tem a marca HongMeng registada para a Europa – e poderá não demorar muito até que surja o primeiro telemóvel que corre o sistema operativo alternativo ao Android nos escaparates das lojas. De acordo com a Global Times, da China, a Huawei já iniciou os primeiros testes com um novo telemóvel que deverá estrear no mercado com vista a explorar um sistema operativo que permita suplantar a interdição imposta pelas autoridades americanas ao uso do sistema operativo Android, e de outras tecnologias “made in USA”. O novo telemóvel poderá estrear no mercado chinês ainda antes do final de 2019.

Pela informação divulgada pela Global Times, tudo leva a crer que o futuro telemóvel deverá ficar circunscrito ao mercado chinês, pelo menos nos primeiros tempos. O dispositivo deverá ser comercializado no segmento de baixa gama, com um preço estimado de 2000 yuans (cerca de 254 euros ao câmbio atual).

Caso se confirme, este lançamento representa uma viragem estratégica da marca chinesa.

A Reuters aproveitou a notícia avançada na China para recuperar alguns dados fornecidos nos tempos mais recentes pela Huawei: o HongMeng começou por ser desenhado tendo em conta o promissor segmento da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) e para os televisores da marca Honor, que é detida pelo mesmo grupo da Huawei. Recentemente, os responsáveis da Huawei lembraram que o desenvolvimento do HongMeng sempre foi encarado como um produto de longo prazo.

A eventual mudança de opinião sobre este tema poderá ter sido desencadeada face ao diferendo comercial e aplicações de restrições às importações e exportações para a China, que a Administração Trump tem vindo a tomar nos tempos mais recentes.

  • 333