exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

EUA proíbem agências do governo de comprar equipamentos e serviços à Huawei

NICOLAS ASFOURI - Getty Images

Um representante da Casa Branca confirmou que o governo americano vai dar todo o apoio necessário para impedir possíveis atos de espionagem chineses

  • 333

Francisco JM Garcia

O governo dos Estados Unidos da América proibiu as agências federais americanas de comprarem equipamentos e serviços da Huawei, como parte do mais recente pacote de medidas de segurança tecnológica contra espionagem do governo chinês. Esta medida entra em vigor a 13 de agosto e vai englobar também tecnologia proveniente de marcas como a ZTE, a Hytera e a Hikvision.

De acordo com a CNBC, Jacob Wood, um porta-voz da Casa Branca, afirmou que a administração de Donald Trump vai «apoiar inteiramente» a legislação passada pelo Congresso relativa à segurança nacional americana.

Segundo a TechCrunch, a Huawei defende-se das acusações dizendo que não está envolvida em atos de espionagem do governo da China, embora alguns membros do estado americano desconfiem que a empresa chinesa queira usar a rede e equipamentos 5G para monitorizar os fluxos de informação do país.

À mesma publicação, um membro da Huawei contou que a implementação desta lei «não foi uma surpresa», sublinhando que «as sanções não vão proteger a rede de telecomunicações americanas, mas sim acentuar a barreira comercial, sem provas de que algum erro está a ser cometido». Afirmou ainda que «em última análise vão ser os cidadãos que vivem no meio rural dos Estados Unidos quem mais vai sofrer, pois as redes de telecomunicações usadas para a Internet dependem da Huawei.»

  • 333