exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Governo inglês oferece pulseira eletrónica a pessoas em risco de desenvolver diabetes tipo 2

Maskot - Getty Images

Uma medida de prevenção que pretende dar aos cidadãos acesso a aplicações com conteúdos educacionais sobre a doença, acesso a grupos de apoio e um maior controlo de hábitos e boas práticas de saúde

  • 333

Francisco JM Garcia

O Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês) vai entregar uma pulseira eletrónica que permite monitorizar a atividade física a um grupo de cidadãos em risco de contraír diabetes tipo 2. Até oito mil pessoas poderão beneficiar com esta medida digital, que chega numa altura em que o governo britânico está a enfrentar uma das maiores crises no setor da saúde relacionadas com a obesidade.

De acordo com o jornal Guardian, as pulseiras darão acesso apps que permitem aos utilizadores consultarem conteúdos educacionais, grupos de apoio e definir objetivos para ter um melhor controlo e organização de hábitos de saúde.

«Muitos de nós utilizamos tecnologia prática no dia a dia e esta vai ser uma medida fantástica na prevenção da diabetes», contou Jenifer Smith, diretora de um programa de saúde pública com foco no combate à diabetes, explicando que as aplicações de controlo de fitness têm grande popularidade no Reino Unido, mesmo que a sua eficácia tenha vindo a ser questionada.

O The Guardian sublinha que atualmente há quase quatro milhões de pessoas com diabetes tipo 2 em Inglaterra e que uma em cada seis camas de hospital são ocupadas por alguém com a doença. O jornal conta que anualmente são feitas mais de nove mil amputações derivadas do agravamento da doença e que o sistema de saúde britânico tem custos na ordem das seis mil milhões de libras anuais.

  • 333