exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Apple devia ter-se separado em várias empresas "há muito tempo", diz cofundador

NurPhoto - Getty Images

Steve Wozniak deixou uma forte crítica aos monopólios instaurados pelas grandes empresas tecnológicas da atualidade e diz acreditar num mercado mais livre e criativo para os engenheiros

  • 333

Francisco JM Garcia

Steve Wozniak, um dos cofundadores da Apple, disse esta semana que a Apple já devia ter-se separado «há muito tempo» enquanto empresa. Conhecido por ter criticado em várias ocasiões a gigante tecnológica que ajudou a construir, Wozniak acredita num mercado mais competitivo e num ambiente em que os engenheiros consigam trabalhar por conta própria.

«Gostava que a Apple se tivesse separado há mais tempo e tivesse criado divisões independentes, tal como Hewlett Packard fez quando eu estava na empresa», disse em entrevista à Bloomberg. Steve Wozniak sublinhou que «as grandes empresas tecnológicas tornaram-se demasiado grandes e ganharam demasiada força na nossa vida, deixando-nos sem poder de escolha».

Ainda assim, o cofundador da Apple afirmou que a marca da maçã é «uma das melhores empresas» por gerar lucro com a venda de produtos e não através da monetização de dados pessoais dos utilizadores.

Wozniak criticou ainda algumas grandes tecnológicas como a Google, Facebook e Amazon, sublinhando a importância da privacidade da informação partilhada entre utilizadores. Deu como exemplo a polémica das escutas através do serviço de voz Alexa, em que a Amazon destacava equipas de trabalhadores para ouvirem gravações registadas pelo sistema, com o objetivo de fazer controlo de qualidade. «Em primeiro lugar apoio os consumidores e depois os produtores» rematou Wozniak.

  • 333