exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Paris testa radar que multa automaticamente carros ruidosos

Jung Getty - Getty Images

Os radares da Bruitparif estão a começar a ser testados na capital francesa e arredores. A ideia é usar microfones e um sistema de CCTV para identificar os carros que emitem ruídos acima do que é permitido pela lei e autuar em conformidade.

  • 333

Exame Informática

Em algumas partes da cidade de Paris e nos subúrbios da capital francesa, as autoridades estão a colocar um sistema de “radar de ruído” desenvolvido pela Bruitparif. O objetivo é identificar os veículos mais ruidosos e, eventualmente, emitir logo a multa correspondente. Os criadores do sistema usam quatro microfones para triangular a origem do ruído e cruzam a informação com imagem CCTV para determinar qual o veículo transgressor. Neste momento, estão perto de 40 radares destes em funcionamento, perto de bares e de grandes edifícios da cidade, noticia o Engadget.

A ideia é manter o sistema em fase de testes durante dois anos, não sendo pretendido, durante este período, avançar com a emissão de multas, mas sim testar a viabilidade da solução tecnológica. No entanto, no outono, vai ser decidida a publicação ou veto de uma lei que autoriza as entidades locais a avançar com experíências com multas provenientes destes “radares de ruído”.

  • 333