exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Quantos dias tem um português de trabalhar para comprar o iPhone 11?

Este índice compara o preço do novo iPhone 11 de 64 GB com o salário médio de vários países, Portugal incluindo.

  • 333

A política de preços da Apple está longe de ser universal o que em conjunto com variáveis como os impostos e poder de compra de cada país resultam em disparidades enormes.

De acordo com a análise da Picodi, o iPhone 11 Pro de 64 GB (€1179) tem o custo equivalente a cerca de 27 dias de salário médio nacional, que é de €911 líquidos de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística. Um resultado que considera 21 dias úteis de trabalho por mês. Seguindo a mesma metodologia, até se pode concluir que, para quem ganha o salário médio, o novo iPhone está um pouco mais económico que o anterior (0,4 dias de salário a menos). Para os nossos "vizinhos", a compra é bem mais acessível já que no mercado espanhol o iPhone 11 Pro custa o equivalente a 15,7 dias de salário médio.

Entre os países analisados, o México é o que está em pior situação, já que nesse país é necessário trabalhar 54 dias para se conseguir comprar um iPhone 11 Pro. No extremo oposto está a Suiça, onde basta o equivalente a 4,8 dias de salário médio para adquirir o smartphone da Apple. Nos Estados Unidos, país onde, normalmente, os preços são mais favoráveis, são necessários 5,8 dias para atingir o mesmo objetivo.

O quadro abaixo mostra os dados de cada país.

  • 333