exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Google investe três mil milhões em centros de dados na Europa

Foto: Josh Edelson / Getty Images

Por agora sabe-se apenas que uma parte significativa do dinheiro vai ser investido na Finlândia

  • 333

A Google vai investir três mil milhões de euros na construção de centros de dados na Europa, anunciou Sundar Pichai, diretor executivo da tecnológica, nesta sexta-feira. A nova aposta eleva para um total de 15 mil milhões de euros o valor que a Google já investiu em infraestrutura tecnológica no mercado europeu desde 2007.

O plano é investir os três mil milhões até 2021, segundo revela o CEO numa publicação no blogue oficial da Google. Também é objetivo apostar na construção de centros de dados que são sustentáveis e livres da produção de carbono.

Mas por agora pouco se sabe sobre os “destinos” do dinheiro. A única confirmação é que do novo pacote de investimento, 600 mil euros estão destinados para ampliar o centro de dados que a Google tem em Hamina, na Finlândia.

«O nosso centro de dados em Hamina é um factor significativo de crescimento económico e oportunidade. Também serve como modelo de sustentabilidade e eficiência energética para todos os outros nossos centros de dados», comentou Sundar Pichai.

O anúncio deste mega-investimento na Europa é acompanhado de outros planos para o “velho continente”: a Google diz ter feito a maior compra de sempre de energia renovável e uma parte dos novos contratos para assegurar este compromisso foram feitos também no mercado europeu.

  • 333