exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Palmer Luckey cria drones para abater outros drones

Fotografia de Palmer Luckey durante a WebSummit 2018, em Lisboa

NurPhoto

O co-fundador da Oculus criou a Anduril, uma empresa especializada em defesa e que está a desenvolver um drone que destroi outros, abalroando-os em pleno voo.

  • 333

Exame Informática

O Interceptor é o drone criado pela empresa de Palmer Luckey para abalroar outros drones em pleno ar. O drone da Anduril parece um normal quadcoptero da Parrot, mas no interior foi programado com um protocolo de defesa de espaço aéreo a definir. A empresa permite que seja definido um determinado objeto no solo e que o Interceptor seja programado para defender o espaço aéreo aí à volta. Nesta fase, o drone pede uma autorização explícita antes de encetar qualquer ataque, explica o The Verge.

A Anduril fez uma demonstração onde foi possível ver o drone a pairar a 100 pés do chão e a esmagar outro drone que tentava entrar no espaço aéreo. A intenção da empresa é ter o Interceptor preparado para abater, não só outros drones, como também uma aeronave ultraleve, um helicóptero ou um míssil de cruzeiro.

O produto principal da Anduril está envolto em polémica: um sistema de visão de computador chamado Lattice e destinado a identificar migrantes que atravessem fronteiras entre os EUA e o México.

  • 333