exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Apple impede utilizadores de Macau de usarem emoji com bandeira do Taiwan

Twitter: Wuang Boyuan

Desde 2017 que os consumidores chineses que têm iPhones não têm acesso ao emoji com a bandeira de Taiwan. Os utilizadores de Hong Kong e Macau podem contornar esta restrição através de algumas apps e websites

  • 333

Francisco JM Garcia

A Apple removeu a bandeira do Taiwan no teclado emoji dos utilizadores de iPhone nas regiões de Macau e Hong Kong. De acordo com o blog Hiraku e com a Hong Kong Free Press, a mudança ocorreu no final de setembro com o lançamento do iOS 13.1.1.

Atualmente, a imagem é ainda visível nalgumas aplicações ou websites, e também é possível ter acesso ao emoji da bandeira de Taiwan em teclados adaptados a idiomas não oficiais chineses, desde que seja selecionada a opção de escrita inteligente.

A The Verge explica que esta remoção foi vista pelos ativistas de Hong Kong como mais um ataque por parte do governo chinês, numa altura em que os protestos antigovernamentais têm escalado paulatinamente.

A publicação explica ainda que as tensões têm tido repercussões nas empresas americanas, que procuram não tomar partido de forma a não sofrerem represálias económicas, por exemplo, terem portas fechadas ao mercado chinês.

Contudo a Apple cedeu à pressão política, dado que tem parte da sua unidade de produção alocada na China. Este ano a marca da maçã vedou a divulgação de alguns artistas de Hong Kong na versão chinesa da Apple Music e no passado chegou mesmo a remover apps de VPN da App Store chinesa. De acordo com a Emojipedia, desde 2017 que os utilizadores chineses não podem utilizar o emoji da bandeira do Taiwan nos seus iPhones.

Taiwan, também conhecida por Ilha Formosa em Português, é uma ilha ao largo da China, que viria a funcionar como último refúgio do regime de Chiang Kai-Shek, depois da tomada do poder central pelas forças comunistas de Mao Tsé-Tung, em 1949.

  • 333