exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Oeiras investe quase 400 mil euros no projeto Mochila Leve

O Município de Oeiras decidiu estender o programa Mochila Leve para 25 estabelecimentos e irá investir quase 400 mil euros para compra de tablets e material didático que ajudem a trabalhar sem manuais escolares físicos.

  • 333

Exame Informática

A Educação é a principal prioridade do mandato do Município de Oeiras e a Câmara irá desembolsar 400 mil euros para alargar o alcance do programa Mochila Leve, estreado em fase piloto no ano letivo de 2018/2019. Para este ano lectivo, vão ser englobados mais 15 estabelecimentos de ensino, mais 210 docentes, mais 2342 alunos e mais 94 turmas, para um total de 124.

O comunicado de imprensa revela que o projeto visa trabalhar sem manuais escolares físicos e pressupõe a compra de material didático e tecnológico que suporte o ensino. Além de hardware, é necessário também o investimento na formação adequada do corpo docente. A verba investida vai chegar aos 370 mil euros, dos quais cerca de 305 mil se destinam à compra de 1060 tablets, capas e 110 armários de armazenamento e carregamento.

Um total de nove agrupamentos escolares irá beneficiar com a medida (AE Aquilino Ribeiro, Carnaxide, Carnaxide-Portela, Conde de Oeiras, Linda-a-Velha Queijas, Miraflores, Paço de Arcos, Santa Catarina e São Bruno).

O projeto pretende criar condições para o desenvolvimento profissional dos docentes assente no trabalho colaborativo e na utilização de recursos como materiais manipuláveis, plataformas digitai ou outros que substituam os manuais físicos como elemento preponderante para a aprendizagem em sala.

  • 333