exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

UNICEF passa a aceitar donativos em criptomoedas

A organização de solidariedade das Nações Unidas focada no apoio a crianças anunciou que vai passar a aceitar donativos em bitcoin e ethercoin. A ausência de taxas e uma maior transparência são os dois principais motivos para esta mudança.

  • 333

Exame Informática

A UNICEF espera que, ao não ter de pagar taxas para transferir as bitcoins para outras entidades e ao assegurar maior transparência e visibilidade sobre todo o processo, os doadores comecem a abrir cordões às suas “bolsas” digitais. A organização anunciou que vai passar a aceitar donativos em bitcoin e em ethercoins.

Ao receber uma doação desta forma, a UNICEF não irá trocá-la por qualquer divisa local, mas irá guarda-la e enviar os fundos correspondentes para a causa respeitável da mesma forma. Assim, há uma canalização transparente de fundos e o recetor acaba por obter mais dinheiro, uma vez que não há lugar a pagamento de taxas. O doador, desta forma, consegue também ver exatamente onde é que está a ser usada a sua contribuição, lembra o Engadget.

Dada a volatilidade do segmento, a UNICEF explica que irá aceitar estas formas de doação apenas em campanhas limitadas no tempo e programas de curta duração, como a compra de redes anti-mosquito para combate ao ébola ou enviar água e comida para zonas atingidas pela fome.

A Ethereum Foundation vai ser a primeira a contribuir para o UNICEF Cryptocurrency Fund.

  • 333