exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Huawei e operadora suíça registam novo recorde de velocidade da rede 5G

SOPA Images - Getty Images

A marca chinesa tem prevista uma conferência em Zurique na próxima semana para promover o debate sobre os caminhos a tomar no crescimento sustentável da rede 5G. Atualmente este serviço já chega a 262 cidades

  • 333

Francisco JM Garcia

A Huawei e a Sunrise, uma operadora de telecomunicações suíça, anunciaram ter atingido uma velocidade máxima de 3,67 Gbps downlink através de uma célula 5G em vários aparelhos compatíveis com a tecnologia. Para efetuar este teste, a operadora suíça recorreu à tecnologia MU-MIMO para aumentar consideravelmente a capacidade da célula 5G utilizada na Banda C (3.5 Ghz) e com 100 Mhz de espectro.

Além de ser uma das primeiras operadoras a nível europeu a testar um serviço 5G, neste momento, a Sunrise disponibiliza esta rede já em 262 cidades suíças, oferecendo serviços de banda larga e de televisão nas pequenas aldeias e cidades em regiões mais remotas. No entanto, o objetivo da operadora é alargar a cobertura 5G a todo o país.

No dia 15 e 16, a Huawei vai organizar em Zurique a décima edição da Global Mobile Broadband Forum e o tema da conferência será “5G, Gear Up”, que tem por objetivo a discussão de temas relacionados com a cooperação global para a utilização e desenvolvimento da rede 5G. Prevê-se ainda o estabelecimento de uma plataforma aberta que apele à promoção do crescimento sustentável deste segmento da indústria.

  • 333